sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Vontade de Jesus



A Vontade de Jesus


E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Mateus 8.1-4 (grifo nosso)


Esta é uma das narrativas sobre Jesus que mais gosto e me impressionam. Não somente pelo fato da demonstração do poder de Jesus sobre a lepra ou sobre qualquer doença, mas acima disso, pela demonstração de amor poderoso, de compaixão dele pelo sofrimento daquele homem, e consequentemente de todos os que verdadeiramente o amavam.

Isolado da sociedade e do convívio de seus entes queridos por tempo que não conhecemos, aquele homem tornou-se um pária, um exilado dentro de sua própria região por causa da doença que o atingiu. Numa época onde não havia os modernos hospitais nem as modernas tecnologias e medicamentos, ele contava somente com a misericórdia de Deus e o amor de poucos.

Ele, contrário a todo o protocolo criado para o tratamento de sua enfermidade, que incluía o afastamento das pessoas, aproxima-se de Jesus e lhe faz a pergunta-chave, aquela que muitos em todas as épocas alguma vez já fizeram a Deus: “O Senhor deseja me curar?”. “Deseja solucionar este grave problema de minha vida?”

Qual a resposta de Jesus? “Quero!” Esta é a única resposta que aquele homem esperava. Esta é a única resposta que interessa quando estamos em profundo sofrimento e desesperança. Esta é a grande resposta para a alma e para a vida humana. “Quero!” Jesus responde sim ao anseio de vida e saúde daquele homem, e, ao fazer isso, não somente lhe restaura a saúde física, mas todas as esperanças de futuro, todas as possibilidades e oportunidades de vida e a capacidade dele recriar seu caminho e felicidade pessoais.

É isso que amo em Jesus, no Pai, em Deus. Salvação plena, não um pedaço, não uma parte apenas. Deus em Cristo manifesta todo o poder da sua salvação naqueles que creem, naqueles que ousam por fé se aproximar dele e adorá-lo.

Sei que Jesus não curou todas as pessoas de sua época nem restaurou a vida de todos. Sei que cristãos sofreram e sofrem, morreram e morrem todos os dias vítimas de doenças e violência, o próprio Jesus foi uma vítima do sistema, mas, mesmo não deixando de lado estas realidades, acredito que estas coisas são exceções e não a regra. Existem situações que fogem de nosso inteiro controle e delas não podemos fugir, mas ouso crer que Jesus está na mesma posição de outrora: desejando estender sua mão de cura e restauração cada um de nós.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Hebreus 13:8

Ele não mudou. Nós mudamos, e para pior em muitos casos. A Ele seja a glória para sempre!



Bp. Carlos Carvalho

Teólogo e Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Significado da Ressurreição de Cristo

 Tópicos da mensagem de domingo (05-04-2015)

1 Coríntios 15

v.3-8

v.12-20

v.21-24

v.25-28

v.29-32

v.35-52

v.54-55

v.57-58