segunda-feira, 8 de agosto de 2016

MANDAMENTO é uma obrigação, não uma ESCOLHA! (texto de maio)


MANDAMENTO É UMA OBRIGAÇÃO, NÃO UMA ESCOLHA!


Num mundo onde a busca extremada por “direitos” toma conta da mente e da militância das pessoas, as obrigações e os deveres que elas possuem não são considerados como um efeito igual do outro lado, ou seja, parece que todos desejam seus direitos, porém, não lidam bem com suas obrigações e deveres. Sutilmente, esse fenômeno tem reflexos na igreja de Deus, onde muitos dos atuais cristãos lutam por direitos de decidir no que crer, por direito de alterar a hierarquia interna das comunidades locais e pelo direito de viver como sua consciência manda, mas não assumem os deveres e obrigações advindas da Escritura em forma dos mandamentos de Deus para suas vidas, como a santificação, a obediência e a vida devocional.

Qual a definição de mandamento? Duas, de maneira bem simples: 1) ação ou efeito de mandar; mandado, mando e 2) ordem dada por pessoa que manda, que tem autoridade para mandar; mandado. Num mandamento não há a possibilidade de escolha por parte daquele ou daquela que recebe a ordem. Em outras palavras, não há espaços previstos para a desobediência de quem quer que seja na intenção da ordem dada por quem a deu. Um mandamento pode ser até questionado, porém, não pode ser desobedecido, sob pena de punição. Um mandamento igualmente pode ser desobedecido, no entanto, quem o faz, tem a consciência das consequências de seu ato. Nenhuma desobediência ao mandamento fica sem a devida punição. Esses são os conceitos bíblicos sobre o caso.

Ainda que alguns cristãos não sejam impedidos de se rebelar contra os mandamentos do Senhor, os mesmos jamais podem esperar benevolência dEle quando o julgamento por seus atos vier. A vontade humana morta e a carnalidade de alguns crentes podem iludi-los a imaginar que tomarão decisões graves contra a vontade de Deus e, ao final, ou antes disso, serão rigorosamente punidos por atraírem a si mesmos as conseqüências de suas ações. Uma grande quantidade de textos poderiam ser usados para fundamentar esses pontos no Novo Testamento e a própria história de Israel no Antigo Testamento, mas tomemos como exemplo apenas isso:

Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;
Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas
Romanos 2:5-11

E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,
2 Tessalonicenses 1:7-9

Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo
Tiago 2:8-13

Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:2


Carlos Carvalho
Teólogo, Cientista Social, Escritor e Bispo da Igreja da Cidade CBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário