quinta-feira, 11 de julho de 2013

Teologia & Religião

Em linhas bem gerais a Teologia é o estudo acerca das coisas de Deus, de sua revelação e de sua relação com a criação, incluindo os homens. Neste sentido a revelação de Deus assume o papel principal no contexto da análise a da forma referencial com a qual se trata os textos teológicos e suas conclusões. Teologia é uma ciência, portanto, que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.

A Religião não é a Teologia, nem a Teologia é Religião. A Religião é um sistema de doutrinas, crenças e práticas rituais próprias de um grupo social, estabelecido segundo uma determinada concepção de divindade e da sua relação com o homem; é um tipo de “fé”, um culto que se presta à divindade, consolidado nesse sistema. Também é a observância cuidadosa e contrita dos preceitos religiosos. R. C. Sproul, definiu majestosamente a diferença entre Religião e Teologia:

“Teologia é o estudo acerca de Deus, primária e principalmente, ao passo que Religião é o estudo de um tipo específico de comportamento humano.”[1]

Para esse Teólogo e Filósofo, há uma falha grave na distinção destes termos hoje e que erroneamente têm sido usados nas universidades. Não mais se diferencia a Teologia da Religião e isso traz sérios danos ao entendimento básico dos termos nas mentes dos estudantes e professores. Muitos não compreendem a diferenciação e fazem enorme confusão quando falam sobre os assuntos ou escrevem sobre eles. É preciso apontar a correta definição dos termos.


Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário