quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A Autoalimentação espiritual

Autoalimentação espiritual

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
João 6.57

Algumas pessoas saem de igrejas locais ou reclamam aos outros por um motivo, no mínimo, interessante: dizem que não estão sendo alimentadas naquela localidade. O Pr. Wayne Cordeiro, da Igreja New Hope de Oahu, no Havaí, descreveu em seu livro, “Uma igreja irresistível” uma situação semelhante. Ele contou que um de seus pastores colaboradores veio um dia ao escritório e lhe reclamou de cansaço e de que seu ministério ali tinha acabado porque não era alimentado espiritualmente pela igreja.

O pastor estranhou a reclamação porque o obreiro participava de todos os treinamentos disponíveis e já trabalhava na igreja por quatro anos. Wayne perguntou se ele estava reservando o período de devocional diário – algo essencial ensinado aos líderes em membros da igreja – a resposta do jovem pastor de vinte e oito anos, foi: “Não tenho tempo, ando ocupado demais!” É claro que aí estava o cerne do problema.

O pastor Wayne lhe fez uma hipótese: “Se meu filho de vinte e oito anos viesse a mim um dia magro, enfraquecido, de olhos fundos, corpo frágil e costelas aparecendo, e me dissesse que estava indo embora de casa porque ninguém está me alimentando aqui, o que você acha que eu diria a meu filho?” O jovem pastor chateado respondeu: “Alimente-se sozinho”. Esta era a resposta que ele sabia o tempo todo.

Nós somos responsáveis por nossa autoalimentação. A igreja e seus pastores são essenciais para nos treinar, nos encaminhar, nos preparar para o ministério e nos dar as mais diversas instruções para a vida cristã, mas no final das contas, eu é eu me disponho a seguir, obedecer e tomar o alimento espiritual por mim mesmo. Um técnico de futebol não joga o jogo no campo, mas sim os jogadores, ele apenas orienta, guia, escala e substitui, mas quem joga são os outros. Imagine se os jogadores não se prontificassem a jogar?

A ingestão de alimento espiritual não é responsabilidade de mais ninguém a não ser nossa. Precisamos nos alimentar regularmente da Palavra de Deus e manter nosso período de oração e intimidade com Ele no mesmo nível, senão sempre reclamaremos que alguém não está nos alimentando. Isto não é um convite à rebeldia, ao desprezo dos pastores e líderes que Deus colocou em sua vida, nem para que você saia da comunhão da igreja local, mas uma exortação à responsabilidade pessoal com seu crescimento em Cristo e na fé.


Sem se autoalimentar diariamente, fazendo isso apenas uma vez por semana, você está enfraquecendo sua saúde espiritual, destruindo sua vida de fé e ainda cometendo o pecado de transferir sua própria culpa a outros. Ajuste suas atitudes diárias para que possa desfrutar da vida espiritual que Ele reservou a você!


© Bp. Carlos Carvalho
Comunidade Batista Bíblica
Teólogo e Cientista Social
29 de setembro de 2015

Referência:

CORDEIRO, Wayne. A igreja irresistível: características de uma igreja que arranca aplausos do céu / Wayne Cordeiro; prefácio por Bill Hybels; [tradução Jurandyr Bravo].  – São Paulo: Editora vida, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário