segunda-feira, 4 de maio de 2015

As Bênçãos da Comunhão - esboço da mensagem

CBB
Tempo de Colheita – Tempo de Amar – Tempo de Ir em Direção ao Outro – Tempo de Pensar Menos em Si Mesmo – Tempo de Comunhão



COMUNHÃO

1 Coríntios 1.10
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos faleis a mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; mas que sejais inteiramente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer.


QUAIS OS BENEFÍCIOS REAIS DA COMUNHÃO?


Filipenses 2
PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,


Hoje destacaremos os benefícios reais da comunhão nos dois níveis que já temos apresentado até aqui: 1) Comunhão com Deus e 2) Comunhão com o irmão. Inicialmente veremos que a comunhão é a base fundamental do relacionamento entre os santos. É isso que se vê no versículo da carta aos filipenses.

Essa consolação em Cristo, essa exortação em amor, essa comunhão com o Espírito Santo e os afetos profundos de compaixão que agem nos crentes sinceros são a verdadeira manifestação da comunhão da qual estamos falando. Comunhão procede de um coração transformado por Jesus e habitado pelo Espírito de Deus. Vejamos quais os benefícios da comunhão.

Primeiro - A comunhão gera unidade plena (no pensamento, no amor, na alma e nos sentimentos (v.2). As bênçãos de Deus não são somente materiais, financeiras ou físicas, mas também espirituais, emocionais e comunitárias. A unidade gerada pela comunhão é uma bênçãos para a igreja como corpo. Sem essa unidade a igreja local pode ser completamente destruída.

Segundo - A comunhão modifica nossas atitudes (v.3). As atitudes dos cristãos transformados e que compreendem o significado da comunhão são radicalmente modificadas na direção do outro. A palavra chave para essas atitudes é humildade. O humilde vê na comunhão a oportunidade de exercitar atos espirituais que quebram a força do orgulho próprio negativo.

Terceiro - A comunhão nos faz enxergar o outro (v.4). Numa sociedade cada dia mais individualista, onde os direitos pessoais imperam com certa violência, a comunhão nos faz olhar em outra direção. Ver o outro, prestar atenção na necessidade do outro, é o caminho traçado pela comunhão. Note que é exatamente aqui, que ao menos entre os cristãos, nasce a solidariedade.

Quarto - A comunhão nos faz semelhantes a Jesus (v.5). Ao chegar a este ponto, fica patente que quando optamos por viver em comunhão com Deus e essa comunhão desemboca na direção do irmão e do próximo, nos tornamos mais parecidos co Jesus. O sentimento que estava em Cristo descrito pelos versículos posteriores era o de auto-sacrifício, e este lhe concedeu a honra suprema dada pelo Pai.


A comunhão é vontade de Deus para seu povo.


Bp. Carlos Carvalho
CBB, domingo, 3 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário