terça-feira, 3 de setembro de 2013

Caminhando na revelação do Reino de Deus
Parte 1

Mateus 3.1-17

Esta semana começamos a caminhar no Novo Testamento fazendo uma leitura a partir do ensino de Jesus e dos apóstolos acerca do reino de Deus. Nossa perspectiva vai de início buscar nas palavras do próprio Cristo o que significa esse reino e posteriormente nos deteremos nas cartas. Tentaremos aplicar essas verdades ao nosso dia a dia e descobriremos como elas se relacionam conosco.
Quando João, o batista aparece no cenário do NT[1] ele é o considerado o último profeta no modelo do Velho Testamento e é ele quem tem a função de introduzir o Messias e o Reino no mundo. Ele é o cumprimento de duas importantes profecias: em Isaías e em Malaquias. Essas profecias posteriormente foram confirmadas pelos escritores do NT como sendo relacionadas diretamente a João.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
Isaías 40:3-5

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.
Malaquias 4:5-6

João, o batista, é muito mais importante do que a comum concepção que a maioria dos cristãos tem. Ele não somente é o que reconhece a Cristo no batismo no Jordão e vê o Espírito Santo vindo sobre ele, não é somente aquele que anunciava o Messias que estava por vir e não somente era o cumprimento de importantes profecias do passado (e isso já seria extraordinário), mas também João era o profeta que testemunharia e propagaria dois outros importantes eventos no calendário de Deus: a vinda do reino e a mudança da aliança.
Ele profetiza a vinda do reino dos céus (o mesmo que o reino de Deus), ou seja, a chegada do domínio de Deus sobre o coração e a mente dos homens que lhes pertencem. O reino de Deus, em primeira instância, é a forma de Deus governar o mundo na perspectiva do NT. Na visão do Velho Testamento, o reino de Deus se refere ao governo de Deus geográfico no espaço compreendido pela nação de Israel, mas no NT, o reino passa a ser o controle e influência de YaHWeH na vida dos homens a partir do coração.
Semelhantemente, o batista é o profeta da mudança da aliança entre Deus e os homens. Parece correto dizer que todas as vezes que o Senhor deseja realizar grandes mudanças na história da humanidade e de seu povo ele o anuncia antes pelo ministério dos profetas. Foi assim com Noé, com Abraão, com Moisés, com os profetas que anunciavam o cativeiro assírio e o babilônico, e com aqueles que anunciavam retorno de Israel à sua terra.
João é o precursor, o anunciador e o profeta que testemunha todas essas mudanças radicais vindas da parte de Deus aos homens. Portanto, ele é mais que um homem comum, mais que o representante de uma classe de profetas que encerravam suas atividades, ele é um arauto de Deus, um divisor de águas entre as alianças, é aquele que introduziu o Deus encarnado no cenário da História por reconhecê-lo entre os homens como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. João anunciou um novo reino, o viu e o reconheceu quando ele se manifestou: Jesus, o Cristo. Desse João, Jesus diz:

E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?
Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
Mas, então que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 11:7-16

O reino de Deus anunciado por João, manifestado na pessoa de Jesus é o maior projeto de Deus para qualquer pessoa deste planeta. Isso pode parecer absurdo ou extremo, mas é a verdade. O reino de Deus governando a vida, a mente e os corações dos homens trará à humanidade aquilo que ela mais anseia: paz e vida. O reino de Deus não foi compreendido pela igreja dos séculos IV ao XVI. Muitos cristãos entendiam o reino como o governo da igreja sobre as nações e as pessoas de forma física, geográfica, doutrinária e política, e chamavam a isso de “reino de Deus na terra”, mas foi um grande equívoco e grande mal.
O reino de Deus só encontra sua máxima expressão em Jesus. Ele é o reino de Deus na terra, ele o manifesta com maestria e excelência, ele é o referencial deste reino em seu excelso resplendor. Como filhos de Deus, corpo de Cristo, noiva do Cordeiro, a igreja é a representante legítima deste reino aqui. Só a igreja verdadeira (os salvos em Cristo) é quem pode dar continuidade ao projeto do reino. Mas qual o papel da igreja neste reino de Deus? Ela não é o reino, ela tem as chaves do reino (Mateus 16.19) e o representa, mas não o engloba. Ela faz parte dele.
O papel da igreja, que é aquela que possui as chaves do reino é o de levar os homens à porta do reino, que é Jesus (João 10.9). Essa é a maior função da igreja de Cristo, levar as pessoas até Ele, conduzi-las ao reino, cuja entrada só se dá por acessar a pessoa de Jesus. Por isso Ele nos ordenou que fôssemos ao mundo, pregássemos o evangelho e fizéssemos discípulos, porque este é o caminho para a entrada no reino de Deus. A igreja agora tem o papel que pertencia aos líderes do judaísmo de outrora: o de serem os condutores dos homens ao reino (Mateus 23.13).
Não podemos fazer como eles, que tomaram as rédeas da sua religião e a controlaram de tal forma, que ninguém podia entrar pela porta do reino, por causa de tamanha religiosidade inútil. Ao contrário, devemos ser os verdadeiros guias do povo e da humanidade ao encontro do Caminho, da Verdade e da Vida: Cristo Jesus. Se o mundo de fato experimentar a vida que procede dos princípios do reino de Deus, certamente a política, a cultura, a educação, os governos, o Estado e o povo se beneficiarão com o grande desejo de bondade do Senhor para a existência humana. Não serão controlados pelo reino, serão influenciados por aqueles que possuem o reino em seus corações.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6.33

O reino é o que há de mais importante!


© Carlos Carvalho
Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica Internacional


[1] Usaremos NT para nos referir ao Novo Testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário