segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Caminhando na Revelação do Reino – parte 2

O Caminho da Felicidade
Mateus 5.1-12

Este é o início do famoso Sermão da Montanha de Jesus e ele não poderia ter começado com mais mestria o grupo de um dos seus mais importantes discursos durante seu ministério terreno. Acredito que a compreensão do reino de Deus só é possível quando analisamos por completo as falas de Cristo e seus ensinos.
Esta é a parte que chamamos das Bem-aventuranças e descrevem nove estados espirituais que os discípulos devem possuir no caminho de seu aperfeiçoamento e crescimento espiritual. São ao mesmo tempo subjetivas e práticas, ou seja, começam dentro de cada um e são posteriormente manifestadas no dia a dia.
Numa tradução mais simplificada, uma pessoa bem-aventurada é alguém feliz e afortunado. Isso se dá não por um tipo de emoção superficial que se possa sentir, mas pelo bem-estar concedido por Deus apenas aos fiéis. Em minha perspectiva, esse grupo de estados pessoais descreve o que chamo de caminho para a felicidade.
Portanto, na visão de Jesus, aquele ou aquela que escolheu trilhar esse caminho, necessita desenvolver essas qualidades essenciais para que possa andar neste reino e viver a verdadeira felicidade, que não é um estado emocional, mas transformação radical da vida pelo fato de que pertence a Deus em Cristo Jesus. Vamos a eles:

1.      Humilde de espírito (v.3) – em algumas traduções aparece a expressão “pobres de espírito”, mas não é correta. Essa expressão descreve o oposto da autossuficiência, ou em outras palavras, humilde de espírito é a pessoa que reconhece a total falência espiritual quando se está afastado de Deus. É reconhecer a plena dependência de Deus.

2.      Os que choram (v.4) – esses não são os que choram pelo luto por algum ente querido que se foi; não é o choro pelo rompimento de um relacionamento; não é o choro de emoção por algo de bom ou de ruim que aconteceu. Esse choro é aquele que descreve a tristeza provocada por ter pecado contra Deus em arrependimento. É o choro pelos seus próprios pecados e indignidade.

3.      Os mansos (v.5) – ser manso não é a condição de passivo e permissivo na vida. Ser manso neste texto é o oposto da falta de controle. É alguém que está agindo sob o autocontrole assegurado pelo Espírito Santo que lhe capacita a estar inabalável, mesmo diante das mais difíceis adversidades na vida.

4.      Os que têm fome e sede de justiça (v.6) – essa condição é a de quem busca estabelecer a justiça no lugar de se estabelecer a sua própria. Isso acontece de forma consciente para que ele ou ela não permita o erro de, no lugar de se fazer a verdadeira justiça, aconteça a vingança.

5.      Os misericordiosos (v.7) – são aqueles que têm compaixão real pelo estado deplorável do próximo e se move em solidariedade em favor dele. Essa condição é essencial para os nossos dias, pois a quantidade de indivíduos em condições de subvida é imensa e precisamos agir com profundo amor, mesmo quando não temos todos os recursos que precisamos para ajudar mais.

6.      Os limpos de coração (v.8) – esse estado descreve a condição interior daquela pessoa que está isenta da hipocrisia e que está livre de baixeza moral. Neste caso, aqueles que adquirem essa virtude, recebem a promessa de verem ao próprio Deus. Porque muitas pessoas não conseguem perceber a Deus e suas ações? Por causa de seus corações impuros.

7.      Os pacificadores (v.9) – os pacificadores são os promotores da paz, mas vão além disso. Esses são aqueles que agem no intuito de prevenir as divisões em qualquer lugar, agem para prevenir que a amargura se enraíze nos corações dos outros e lutam para que as discórdias sejam desfeitas entre os irmãos.

8.      Os perseguidos por causa da justiça (v.10) – essa é uma condição interessante. Descreve aqueles que carregam as feridas pela experiência da luta pela justiça. Isso significa que foram às margens do sofrimento físico imposto a eles por acreditarem na justiça entre os homens. Entre estes figuram: Ghandi, Martin Luther King, Mandela e outros.

9.      Os perseguidos por causa de Jesus (v.11,12) – são estes que sofrem as perseguições por declarar sua fé em Jesus. São injuriados, xingados, insultados, recebem os males causados pela mentira contra eles e sua fé. Em algumas partes do mundo são mortos por serem cristãos e por cultuarem ao Deus das Escrituras. Entre estes estão todos os verdadeiros cristãos que sofreram por sua fé desde o primeiro século. O número é incontável.

Viver e andar no reino de Deus tem privilégios, benefícios e bênçãos, mas também é exigido de cada participante dele que carregue a sua cruz e a leve. Essa “cruz” não é um objeto pesado e físico, mas a responsabilidade e as consequências de ser de fato um cristão, um seguidor de Cristo e um verdadeiro filho e filha de Deus.

Está pronto para isso?

Bp. Carlos Carvalho

Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário