segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tabernáculos 2013

Deuteronômio 16.13-17

Oficialmente este ano a comemoração de Tabernáculos foi no mês de setembro, mas em nossa Comunidade, preferimos anualmente uma data posterior. Já há mais de sete anos festejamos esse tempo incomparável de alegria e celebração da provisão de Yahweh em nossas vidas, e neste ano, a festa de revestiu de imensa importância para nós.
Durante dois dias (sábado e domingo) compreendemos o que é Tabernáculos na ótica de Deus quando da sua instituição e para alguns que desconhecem o texto bíblico, saibam que Jesus participou da festa de Tabernáculos em João 7 e uma de suas mais famosas declarações sobre o Espírito Santo foi durante essa festa (João 7.37-39).
Tabernáculos na Escritura de Deuteronômio significa:

1.      Que é um tempo de alegria – essa é a palavra mais significativa no texto acima.
2.     É um tempo de colheita daquilo que se plantou e de bênçãos na vida profissional. Como o versículo 15 nos informa.
3.      É tempo de reconhecer as bênçãos que o Senhor nos dá pelo ato da oferta. Portanto, ninguém deveria se irritar pelo ato de ofertar continuamente, pois é reconhecimento contínuo que Deus nos abençoa.

Tendo entendido isso, passamos a ouvir o que significa para nós como comunidade de fé, neste tempo presente, a festa de Tabernáculos:

A.    É um tempo de anúncio de um novo ano – este ano está encerrando e um novo ano de aproxima daqui a dois meses. Tabernáculos anuncia um novo ano.

B.     Um tempo de plantar novas sementes – como na agricultura, quando a colheita termina, é necessário iniciar o processo de por novas sementes no solo. Também ouvimos que se estamos insatisfeitos com a colheita que tivemos até aqui, serão necessárias novas sementes para que haja uma colheita diferente no próximo ano.

C.     Tempo de começar a falar novas palavras – isso significa que agora que o ano está terminando precisamos mudar nosso linguajar para o de declarar aquilo que desejamos para o futuro que está vindo.

D.    Tempo de esperar novidades – também o agricultor na sua jornada de replantio das sementes para o novo ano espera que a colheita seja melhor ou superior a que teve. Nós também devemos esperar as coisas novas que Deus nos trará, pois Ele é o Deus das coisas novas (Apocalipse 21.5)

E.     Um tempo de reorganizar as coisas e refazer os planos – Tabernáculos proclama que é preciso rever as coisas e os planos perto do final do ano. Se for necessário mudar as estratégias ou refazer os planos para alcançar alguns objetivos que ainda não conseguiu, não hesite em agir.

F.      Tempo de transição de momentos – quando uma colheita termina, aquele momento passou para o próximo momento, o de se preparar para a seguinte safra. Por quanto tempo Deus continuará tentando nos levar ao próximo momento porque ainda estamos presos no momento anterior? Transicione!

G.    É um tempo de preparativos para terminar o ano bem – se as circunstâncias em sua vida atualmente te levarão a terminar bem o ano, Deus seja glorificado! Mas se não, prepare-se para criar novas circunstâncias afim de que seu ano não seja infrutífero.

Ao final, oramos declarando que estamos prontos para 2014. Dissemos que ele pode vir que cada um de nós, nossa casa, nossa igreja, estamos prontos para ele. Faça o mesmo!

© Bp. Carlos Carvalho
Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica Internacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário