quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Confiança


Salmo 131.2

“...fiz calar e sossegar a minha alma; como criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para contigo.”

A CONFIANÇA

Este salmo é de Davi. É lindo e edificante estudar os salmos com a simplicidade e a profundidade que eles merecem. São declarações de almas que estão vivendo e experimentando emoções, circunstâncias adversas ou não, em momentos felizes ou de tristeza e assim por diante. Os salmos são produzidos na alma humana que ora a YaHWeH em qualquer situação de sua vida, boa ou ruim.

Este salmo específico nos demonstra a confiança que Davi tem no Senhor por saber que Deus supre e suprirá as suas necessidades quando elas acontecerem. No versículo 1, Davi inicia com humildade sua oração declarando que dentro de si o seu coração está em paz, tranqüilo e que seus anseios por grandeza, algo que alcança a todos os homens, já cessou.

O verso 2, então, descreve como ele se sente agora que está em paz, como uma criança desmamada, ou seja, que já não mama mais no seio de sua mãe. O que isso significa? Que a criança que não mama mais não entra em desespero por querer saber como é que vai se alimentar a partir do momento que seu sustento materno lhe é tirado.

Ao contrário, a criança continua no mesmo descanso no colo da mãe porque instintivamente sabe que será alimentado na hora certa. Assim Davi se sente diante de Deus, como uma criança segura que a mãe cuidará sempre e jamais deixará com fome ou passar por qualquer outra necessidade.

É assim que se confia em Deus: como uma criança confia plenamente em seus pais. Foi assim eu Jesus, Senhor nosso nos ensinou a ser:

e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.
Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.
Mateus 18.3,4


Bp. Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário